quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminhada contra o abuso e a exploração sexual


A promotoria da Infância e da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal, realizou hoje uma caminhada para abordar o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. O evento contou com autoridades civis, militares, profissionais liberais e muitos estudantes.

O que é o Abuso Sexual?

A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas satisfazem seus desejos e fantasias sexuais ( ato de obrigar a criança ou adolescente a práticas sexuais por meio da força física ou de influencia psicológica). Tudo isso é considerado abuso.

Como se dá o abuso sexual?

Infelizmente, a maioria dos casos registrados de abuso sexual acontece no próprio ambiente familiar, por meio de quem deveria proteger e cuidar das crianças e adolescentes. O abusador age silenciosamente, geralmente não levanta suspeitas, pois mantem uma relação de confiança com as vítimas.

O que é a Exploração Sexual

Na exploração sexual, os agressoress visam tirar vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças e adolescentes. Tanto o abuso como a exploração são crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.

Como se dá a exploração Sexual?

A exploração sexual se manifesta por meio da pornografia e prostituição. Visa o lucro e, na maioria dos casos, envolve uma rede de exploração sexual, onde as vítimas podem ser traficadas, ou seja, tornam-se mercadorias a serem utilizadas por pessoas envolvidas numa rede criminoss.

Toda pessoa que tiver conhecimento de um caso de abuso ou exploração sexual deve denunciar. Basta ligar para o número 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário